quarta-feira, janeiro 30, 2008

Ô Google. Ou, a regra do 5 + - 2

O Google sempre me supreende. E hoje não foi diferente ().

Escrevendo um post para um dos meus outros blogs, eu queria achar o dono da frase clássica que afirmava que o mundo não tinha espaço para mais de cinco computadores...ou algo assim.

Eu sabia que tinha lido (ou ouvido) isso em algum lugar, mas não tinha nem idéia de onde. Mas como eu precisava muito (, poderia ter escrito um parágrafo um pouco diferente e terminar a história com outro argumento), eu queria achar o dono da pérola.

O Google
Não tendo melhores expressões de busca, coloquei no site do branquelo a frase o mundo não tem lugar para mais de 6 computadores.

Em 0,34 segundos, o algoritmo de Map and Reduce do Google me retornou 2 millhões e 30 mil resultados. Da lista completa, cliquei no primeiro link.

O post do Érico Andrei tinha a frase "O mesmo pode ocorrer com Thomas J. Watson, ex-presidente da IBM que nos anos 40 opinou que não haveria espaço para mais do que cinco computadores no mundo (ok, ele pode não ter dito isto, mas a história conta assim).".

Selecionando o nome do sr. Thomas com o botão direito do mouse, o sóbrio plugin de Search on Select do Firefox me retornou outra consulta do Google, agora em 0,21 segundos e com nada menos do que 309 mil resultados.

O primeiro link apontava para a Wikipédia inglesa e dava de cara, para o emérito engenheiro da IBM, que na época do cidadão não passava de uma mini-empresa com cerca de 400 funcionários (...)

O texto da página simplesmente confirmava o apresentado pelo sr. Érico.

A Lei dos Cinco Mais Menos Dois
Também não lembro aonde li, mas sempre uso esse conceito de que, com um grafo de 5 níveis (com +- 2 de variação), podemos conhecer qualquer pessoa no mundo. Quem usa o Orkut pode até fazer alguns testes; logo vai perceber do que estou falando...

Aqui, nesse post, concluo que essa lei vale sim. Pois hora, em 2 cliques eu consequi achar uma informação nada estruturada e que tinha nada menos que 2 na 6 possibilidades já no primeiro nível do grafo.

Sem dúvida alguma, o branquelo é bucha.


Coisiboa!


Nenhum comentário: